sexta-feira, 15 de junho de 2012




Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto e o corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene oral. Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, hoje está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França, com planos de expansão para os Estados Unidos da América. O número de funcionários, chamado na empresa de "colaboradores", atingiu 5.919 em 2007

No Brasil, a Natura é a indústria líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda direta.[carece de fontes?] Companhia de capital aberto desde 2004, tem suas ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O desempenho da Natura, em 2007, mostra uma receita bruta consolidada de R$ 4,3 bilhões, crescimento de 10,6% sobre o ano anterior. O lucro líquido consolidado foi de R$ 462,3 milhões, gerando um retorno sobre o patrimônio líquido inicial de 72,1% (fonte: Relatório Anual Natura 2007).

Preservação do Meio Ambiente

Comprometida historicamente com a preservação do meio ambiente, a Natura foi, em 1983, a primeira empresa a introduzir refis no setor de cosméticos brasileiro.[carece de fontes?] Em 2007 passou a fornecer aos seus consumidores produtos de carbono neutro graças ao seu Programa Carbono Neutro, destinado a reduzir e compensar as emissões de gases geradores do efeito estufa (GEEs), desde a atividade de extração de matérias-primas até a disposição final do produto no meio ambiente.[carece de fontes?] No mesmo ano, foi pioneira ao disponibilizar aos seus clientes a Tabela Ambiental: um quadro informativo impresso nas embalagens dos produtos, que apresenta dados técnicos sobre as formulações e embalagens. Inspirada na tabela nutricional de produtos alimentícios, traz informações como o percentual de ingredientes de origem vegetal renovável e número recomendado de refilagens.


Estilo de venda

A Natura trabalha com o modelo da venda direta. É por meio das consultoras e consultores Natura que os produtos chegam às mãos dos clientes. Estimuladas a estabelecer relações de qualidade, baseadas no entendimento e no atendimento das necessidades dos clientes, faz parte da atividade da consultoria o conhecimento, a utilização e a vivência dos benefícios dos produtos Natura antes de oferecê-los.
O canal de vendas em 2007 cresceu 16,4%, atingindo a marca de mais de 718 mil consultoras. A empresa estimula também o desenvolvimento pessoal, material e profissional das consultoras e dos consultores.

Produtos


Os produtos da "Natura Fotoequilíbrio" possuem fórmula tecnológica e foto-estável protegendo a pela da exposição aos raios UVA e UVB, mantendo a proteção durante o tempo de exposição ao sol.[carece de fontes?]
Os produtos "Natura TodoDia" se destinam aos cuidados diários.
Naturaplant é uma linha de produtos Natura para o cuidado diário dos cabelos.


Linha Maquiagem Aquarela


Linha Mamãe Bebê
Linha Produtos Naturais Ekros


Nova Linha de Maquiagem UNA




Anos atrás, a Natura percebeu que não havia na perfumaria nacional nenhum perfume que reunisse altíssima qualidade da essência ao frasco, como na perfumaria internacional. Diante disso, investiu na criação de um perfume que atendesse tais expectativas e lançou em 1993 o perfume "Shiraz", que ficou em linha por aproximadamente 8 anos. Shiraz é uma fragrância Chipre Frutal, resultante da combinação das melhores e mais raras essências, como jasmim de Grasse, rosa da Bulgária, canela do Ceilão, cravo da Índia, cedro do Marrocos, patchouli da Indonésia, cardamomo, labdano, entre outras.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Natura
         http://www.natura.net/br/index.html

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